Hoje compartilharei a mensagem que foi pregada ontem na minha igreja. Deus falou ao meu coração e ao dos que estavam reunidos. O tema é o título desta postagem. O texto está em João Capítulo 21, do versículo 15 ao 17:


Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, você me ama mais do que estes?" Disse ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Cuide dos meus cordeirinhos". Novamente, Jesus disse: "Simão, filho de João, você me ama?" Ele respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo".  Disse Jesus: "Pastoreie as minhas ovelhas". Pela terceira vez, ele lhe disse: "Simão, filho de João, você me ama?" Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez "Você me ama?" e lhe disse: "Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo". Disse-lhe Jesus: "Cuide das minhas ovelhas".

Pedro sentia culpa. A culpa é o empecillho que trava o crescimento do cristão.

Depois da refeição, Jesus pergunta a Pedro (v. 15): "Simão, filho de João, você me ama mais do que estes?" Jesus estava perguntando a Pedro se ele o amava mais do que a ele mesmo, a sua família, seus amigos... O Senhor queria saber o nível do amor que Pedro por ele, se era interesseiro, se era um amor passageiro ou um amor sincero.



Jesus sabia que Pedro o amava, mas fez com que ele falasse. Deus quer que verbalizemos o nosso amor por ele - o nosso físico precisa sentir o perdão de Deus. Precisamos afirmar palavras de cura e de vitória para sermos curados, pois as mesmas têm repercussão no nosso próprio corpo e no mundo espiritual.

A culpa traz medo e covardia.

A culpa adoece o corpo, a alma e o espírito.

A culpa traz complexo de inferioridade, faz com que a pessoa sinta-se indigna.

Deus tratou a culpa de Pedro chamando ele para apascentar os cordeiros, os novos convertidos - cura física - v. 15:

Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, você me ama mais do que estes?" Disse ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Cuide dos meus cordeirinhos".

Jesus pergunta novamente e Pedro responde. Jesus fala para ele apascentar as ovelhas (crentes), estando à frente da obra - cura emocional - v. 16:

 Novamente, Jesus disse: "Simão, filho de João, você me ama?" Ele respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Pastoreie as minhas ovelhas".

O Senhor confronta Pedro. A resposta de Pedro muda: "Tu sabes todas as coisas" . Jesus fala para Pedro cuidar (algumas versões dizem apascentar, que possui um sentido mais completo), conduzir, ministrar, sarar, e tratar do rebanho. V. 17:

 Pela terceira vez, ele lhe disse: "Simão, filho de João, você me ama?" Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez "Você me ama?" e lhe disse: "Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo". Disse-lhe Jesus: "Cuide das minhas ovelhas".

Na terceira vez que Jesus perguntou a Pedro se ele o amava, Pedro entristeceu-se. Mas foi a tristeza provocada pelo Espírito Santo. A tristeza do mundo provoca remorso, a tristeza de Deus, que é o contristamento, provoca arrependimento para que ocorra a mudança interior.

Ás vezes estamos na igreja há anos com culpas que só Deus conhece. Deus quer nos tratar.

Quando o Senhor ministra a Pedro perguntando se ele o ama, está a dizer para Pedro deixar a culpa de lado e seguir em frente.

Tome este ensinamento para a sua vida e quando falhar, peça perdão a Deus e tome posse disso!

Jesus (o seu amor) perdoa, restaura, e faz tudo novo.

Nossa carne quer nos condenar, mas no nosso espírito aceita o perdão de Deus. Por isso devemos viver no éspírito, andando segundo o querer do Espírito Santo.

O confronto de Deus nos transforma. Quando Deus nos põe "na parede" é porque Ele quer sarar algo em nosso coração, alguma dor que muitas vezes não queremos contar nem ao Senhor, tamanha a sua dimensão.

As três mensagens dos três versículos são três chamados:
  • Pai
  • Filho
  • Espírito Santo
Deus chamou Pedro para um ministério pleno. Pedro esperava uma dura repreensão e castigo. Deus lhe deu amor, perdão e um chamado.
O Senhor também te chama, Ele deseja revelar o seu amor para você, estando na igreja há anos ou não sendo membro de nenhuma igreja evangélica. Não importa.
Se tem uma coisa que eu aprendi com Deus é que o estado em que nos encontramos, por pior que seja, não impedirá o agir do Pai em nossas vidas. Ele quer, pode e vai restaurar a sua vida, completamente.

Uma música para abençoar a sua vida (Fortalece, Samuel Mizrahy): http://www.youtube.com/watch?v=o1yJdY7KIzQ

Se desejar deixe um comentário, para enriquecer mais o post.

Fique na paz e que Deus nos abençoe :)


Deixe um comentário