"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. João 15:1 e 2


 O que Deus me falou com esses dois versículos é que todo ramo frutífero, ou seja, todo cristão que dá frutos é podado por Ele. Sabemos que toda árvore frutífera precisa ser cuidada, tratada, podada. A poda é interessante, pois inicialmente a árvore perde parte de si. Acho que se as árvores pudessem falar elas diriam: "Ei, o que você está fazendo?! Deixe esses galhos aí! Está doendo, pare com isso!", ao passo que o agricultor diria: "Árvore querida, você não está entendendo porque eu estou fazendo isso com você, mas, saiba que é para o seu bem, estou tirando algo que parecia ser bom pois quero que cresça algo melhor no lugar. Aparentemente você está perdendo alguns galhos, mas eu sei que, tirando-os da sua vida, você vai adquirir mais força e vai produzir mais frutos". Encontrei algo muito interessante na internet (português de Portugal, ora pois, rsrs): 



   Poda das árvores frutíferas 

   A poda das árvores frutíferas tem para objectivo de facilitar e acelerar a frutificação. Altere os fluxos de seiva e a disposição dos ramos. Para as árvores com pevides, pode-se principalmente em período de descanso vegetativo (no inverno, quando as árvores não têm folhas), trata-se da poda seca. Para as árvores com caroço, é preferível uma poda verde no final do verão que lhes permitir uma melhor cicatrização. Em período de vegetação, a seiva ascendente (bruta) favorece o desenvolvimento das partes superiores dos ramos em detrimento da base. A seiva descendente (elaborada) esta cheia de açúcar. Participa a elaborar os frutos mas também a alimentar a árvore. Concentra-se nos ramos orientados para baixo. Se a árvore frutífera for demasiado vigorosa, terá tendência a fazer só madeira e portanto não vai dar fruto. Pelo contrário, se a árvore for coberta de frutos vai acabar por enfraquecer de esgotamento, porque toda a seiva elaborada vai servir a alimentar os frutos em detrimento da árvore. Podar uma árvore frutífera, é portanto procurar um equilíbrio entre vigor e produtividade de maneira a obter uma producção óptima e perene. 


 Encontrei isso depois de escrever o primeiro parágrafo. Olhe que interessante, só as árvores frutíferas é que são podadas! Arbustos e espinheiros não perdem nada, mas também não produzem nada de útil. Que interessante, não é? Podemos fazer uma analogia comparando à nossa vida espiritual. "a poda das árvores frutíferas tem para objectivo de facilitar e acelerar a frutificação", ou seja, se Deus nos poda (permite dificuldades) é porque ele quer que produzamos mais frutos. E ele sabe, como conduzir a nossa "seiva", nos fazendo focar nas áreas em que precisamos crescer. Dói, às vezes demora, às vezes não entendemos, mas, todo momento de poda em nossas vidas nos ajuda a crescer, a direcionar a energia para o que realmente precisamos (não para oque achamos que necessitamos). 

   Que possamos, mesmo sem entender o porquê de algumas coisas que Deus permite em nossa vida, deixar Deus estabelecer "um equilíbrio entre vigor e produtividade", para que possamos frutificar em abundância, hoje e sempre.

 #PressãoDos3 #FalaPapai


Deixe um comentário