Olá, amadas!

A postagem de hoje é um artigo muito interessante que encontrei sobre os conflitos existentes no namoro. É esclarecedor e espero que enriqueça a sua vida. A paz**


Seis tipos de conflito no namoro e como lidar com eles


Entenda como o diálogo permeia todas as formas de se solucionar os conflitos no namoro



Nem todo conflito é igual. Há regras diferentes para conflitos diferentes.  Entretanto tem pessoas que acham que em todo conflito tem o certo e o errado. Em vez de tentarem resolver o problema, discutem para ver quem está com a razão. É incrível como as pessoas são criativas ao dizer que têm “razão” em uma simples conversa sobre onde ir namorar! Na maioria dos casos não existe certo ou errado. Mesmo assim, em alguns casos, se comportam como advogados oponentes em um tribunal.


No estudo de hoje veremos que tipo de conflito você pode ter no namoro. Dessa forma, estarão mais preparados para encontrar uma solução aceitável para ambos e para o relacionamento. Vejamos a lista dos conflitos mais comuns e a melhor maneira de tratá-los:

Namorado pecador 

O ponto principal é que nesse caso há um réu. Então, como deve se comportar o ofendido? A Bíblia nos mostra que somos pecadores e destituídos estamos da glória de Deus quando vivemos no pecado. A melhor maneira de agir é o que diz em Efésios 4.32. Não se deve, porém, diminuir a gravidade do pecado. Ajude-o a vencer. O pecador deve se examinar, atacar o problema de forma objetiva, confessar o pecado e pedir desculpas. Se não há firmeza no arrependimento ajude-o. Também é importante estabelecer estratégias para evitar reincidências. Busque ajuda com os conselheiros.





Imaturidade ou fraqueza 


A pessoa imatura deve primeiro se identificar como tal, o que já é um grande desafio. A partir daí algumas ações devem ser tomadas, tais como: adaptar-se com a realidade, curar a depressão caso ela exista, se organizar, encarar os problemas de frente, assumi-los, ter uma vida planejada e solidária. O parceiro deve apoiar muito a pessoa a vencer essas fraquezas. Lembre-se que Paulo escreve que vocês estão juntos nisso (Ef 5.28-33).





Mágoas que não são culpa de ninguém


 É comum em alguns relacionamentos as pessoas possuírem o que se chama ponto sensível. Podemos ficar magoados mesmo com as atitudes mais inofensivas.  O importante é aprender a lidar com esse tipo de mágoas, já que nesse caso ninguém cometeu um erro. Tente reconhecer isso quando ficar magoado, fale, seja empático, identifique o problema, prepare-se e esteja disposto a tratar-se.




Desejos diferentes 


É natural as pessoas gostarem de filmes diferentes, músicas de estilos distintos, gostos diferentes para lugares e comidas. O que temos que nos atentar é para que isso não se torne um problema na relação. Não menospreze a preferência do outro, seja compreensivo e entenda a importância dos desejos do outro, procure satisfazer os desejos do seu namorado primeiro, antes de satisfazer os seus. Se necessário, defina o que cada um quer e o que ambos querem, nunca diga que uma decisão “sua” é de vontade de “ambos”, tudo que se faz “a dois” deve ser de comum acordo, questione suas vontade e cresça ampliando seus horizontes.




Vontade de um versus a necessidade do outro 


Aqui cada caso é um caso e não existem regras definidas, mas vale algumas dicas: lembre-se que o relacionamento deve estar sempre em primeiro lugar; seja claro no que você quer; não se omita; fale abertamente; mostre entusiasmo pelos sonhos de seu namorado; cuidado para não ser injusto com ele ao sacrificar o relacionamento para investir em seus sonhos e sempre que possível planejem juntos o que cada um vai fazer individualmente.




Problemas conhecidos versus problemas desconhecidos 

No namoro, o seu parceiro pode conhecer mais a respeito de você do que você mesmo. O segredo do amadurecimento está em compartilhar esse conhecimento secreto.  Se já venceram um determinado padrão ruim de comportamento, combinem para que ele não retorne. Se vocês já conversaram e aconteceu de novo, estabeleçam que um aviso não seja lido como policiamento, mas como um alerta. Se você conhece o problema, a iniciativa de tratá-lo deve ser sua. Não seja condescende com os problemas dele. Deixem avisado um com o outro que deve haver um sinal de alerta quando perceber que algo está estranho. E quando confrontado, seja sincero, não fique na defensiva. Seja paciente.




:: Pastor Richarde Guerra

richarde.guerra@lagoinha.com
Ministério dos Namorados Igreja Batista da LagoinhaFonte: Jornal Atos Hoje.


Deixe um comentário